Todos os anos, a Região Amazônica passa por um período de estiagem, que compreende o segundo semestre de cada ano. As chuvas reduzem, as águas vindas das nascentes dos rios diminui em volume e de acordo com a severidade da estação, os rios e seus afluentes podem ficar completamente secos, dificultando a vida das comunidades ribeirinhas, o desenvolvimento e comércio de toda a região.
Recentemente, vivemos uma época de seca intensa. Com a estiagem, é impossível usar os modos de transporte primários do Amazonas: barcos e canoas. Essa situação torna inviável ou dificulta e encarece expressivamente a alimentação e envio de materiais para as áreas afetadas. Além disso, ir e vir dos municípios mais atingidos pela seca se torna uma grande aventura.
São muitos os desafios durante essa época, por isso, nós da Gaia Eco promovemos uma campanha social para arrecadar cestas básicas e sobretudo água potável, para enviar a quem tanto precisa nos momentos de dificuldade.
O compromisso dos colaboradores, direção, parceiros e amigos da filosofia Gaia Eco, que preza primariamente por transformar o planeta através de ações de impacto positivo, tornou possível esta bela campanha, onde a pequena contribuição de todos, somou-se em uma remessa para comunidades que, neste momento, não teriam outra forma de subsistência – principalmente considerando o fato de que com a seca dos rios, a pesca, principal fonte de alimentação do ribeirinho, se tornou impraticável.
Todos os anos, esse ciclo se repete, porém em anos atípicos, como esse, é preciso que unamos forças para estender a mão a quem precisa e, de fato, sermos a mudança que buscamos no mundo.
Não por coincidência, nosso slogan é “Nosso mundo, nossa escolha”. Nossa opção diária por tornar algo melhor, desde um simples processo industrial até a ajuda, de forma prática e objetiva, a quem precisa, quando podemos, é a melhor tradução na prática da nossa visão de mundo.